Levar a Palavra de Deus ao conhecimento do maior número possível de pessoas é uma grande missão e desafio. Para isso, tradutores da Bíblia no mundo inteiro se esforçam para alcançar pessoas com diferentes idiomas, como por exemplo a população da Indonésia.
Foi pensando nisso que a organização Wycliffe Associates criou uma ferramenta que é capaz de agilizar o processo de tradução bíblica, servindo como uma valiosa ajuda para os tradutores da Bíblia.
O equipamento se trata de um software que ajuda na identificação dos idiomas e a sua consequente tradução. Neste momento, segundo informações do Christian Post, cerca de 50 a 60 traduções estão em andamento na Indonésia, onde pelo menos 20 nativos atuam voluntariamente nessa missão.
“Esses são voluntários que são cristãos que estão fazendo este trabalho como parte de sua comunidade da igreja, ou talvez sua comunidade denominacional”, disse Mark Stedman, vice-presidente de tecnologia da Wycliffe Associates. “Nós os ajudamos nesse processo, mas eles fazem toda a tradução da Bíblia por conta própria, no sentido de que são eles que falam a língua”.
“E o que trazemos é o treinamento sobre como fazer a tradução da Bíblia, todos os recursos de que necessitam — quer seja o texto de origem ou todos os recursos de tradução — e ajudá-los a fazer a tradução e a verificá-la para se certificar de que está correta”, ressaltou Stedman.
Grande missão
Os tradutores da Bíblia sabem que esse é um trabalho de grande importância, pois permite com que povos nativos considerados isolados, por exemplo, tenham o pleno conhecimento das Escrituras a partir da própria leitura, sem a necessidade de intermediários traduzindo.
Para Stedman, além do apoio financeiro à Wycliffe Associates, os tradutores da Bíblia também precisam da intercessão dos cristãos em favor da obra missionária, já que este é um trabalho que confronta diretamente as forças das trevas, pois expande o acesso ao Reino de Deus.
“Essas orações são sentidas e apreciadas, e sabemos que cada pedaço de sucesso que tivemos é porque Deus abençoou esta obra, e as orações do Seu povo são uma parte importante disso”, conclui.
Gonte: Gospel Mais
Leia também: Gustavo Souza canta “Uma forma de canção”, sua primeira canção autoral