Um ciclone extratropical intenso está se formando na Argentina no começo desta semana, o que também irá provocar pancadas de chuva e temporais no Uruguai, Paraguai e nos estados do sul do Brasil. O centro de baixa pressão em altitude já provoca neve na Cordilheira dos Andes.
Segundo a agência de meteorologia Metsul, o fenômeno se movimenta em direção ao Brasil, mas já terá perdido força quando passar pelo país entre segunda (15) e terça-feira (16).
O sistema vai se aprofundar na costa da Argentina, ao Sul da província de Buenos Aires e ao longo do litoral do Norte da Patagônia, deslocando-se na sequência para Leste em direção ao mar aberto no Atlântico Sul.
Previsão para o começo da semana no Sul
No Sul do Brasil, a atmosfera vai estar instável nos três estados com chuva em diversos pontos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná nesta segunda, especialmente à noite. No Oeste e em parte do norte gaúcho podem ter chuva volumosa em algumas cidades, com mais de 100 mm entre este domingo e a terça-feira.
Apesar da previsão de chuva, o tempo melhora ainda na terça, quando o ar mais seco impulsionado pelo ciclone cobre grande parte do Sul do Brasil. O ar seco será mais ameno, garantindo noites com mínimas mais baixas na segunda metade da semana, mas sem expectativa de frio intenso.
Fonte: CNN Brasil
Leia também: Google abre 10 mil vagas de treinamento digital para mulheres empreendedoras