Uma das grandes questões debatidas é sobre o nome do Criador no original hebraico <יהוה>.
Esse idioma tem apenas consoantes em seu alfabeto e as vogais são descobertas durante a fala. Por essa razão, muitas palavras antigas carecem de boa investigação para pronúncia correta.
Em Mateus 26:64, Jesus diz ser o próprio Deus.
“Disse-lhe Jesus: Tu mesmo o disseste; no entanto, eu vos digo que em breve vereis O FILHO DO HOMEM SENTADO À DIREITA DO PODER, E VINDO SOBRE AS NUVENS DO CÉU.”
Muitos sábios sustentam que Matheus usou a expressão “Direita do Poder” para não ter que escrever o nome de Deus como pronunciado com vogais, escandalizando religiosos judeus, que ele estava tentando ganhar.
Sabe-se disso, porque claramente Jesus estava citando uma informação iniciada em Salmos 110:1
“Disse יהוה ao meu Senhor: senta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés”
(Nas bíblias em português: Disse o Senhor ao meu Senhor).
Jesus cita o verso 5 deste salmo que diz:
“O Senhor está à tua direita; Ele destruirá reis no dia de Sua ira.”
Imediatamente após isso o principal dos sacerdotes rasga as próprias roupas.
Mateus 26:65-66
-Então o sumo sacerdote rasgou as suas vestes e disse: “Ele blasfemou! Para que precisamos ainda de testemunhas?
Eles responderam: “Ele merece a morte!”
Jesus pronunciou o nome completo com vogais, pois esse comportamento do sumo sacerdote é da tradição oral judaica, o Talmud (tradição humana deles).
Eles defendiam a doutrina do nome impronunciável, sendo passivo de morte em caso de blasfêmia pronunciando o nome.
Essa sustentação doutrinária agrega interpretações erradas como a que se tem sobre êxodo 20:7
“Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.”
A palavra traduzida para “ em vão”, (7723 concordância Strong) tem os significados de: enganoso, falso, mentira.
Ou seja, o significado é não usar o nome de Deus falsamente ou para enganar.
É interessante se debruçar sobre este mandamento, pois considerando as próprias palavras de Jesus, era isso que os fariseus faziam. Mateus 23:4 por diante.
Qualquer semelhança com os dias de hoje, não é mera coincidência.
Interpretações erradas assim, apenas afastaram as pessoas de Deus, inibindo-as de chamá-lo, fazendo o oposto do que ensinou; Que deveríamos chamá-lo de toda alma e de todo coração.
Essa questão (do nome) tomou proporções, envolvendo traduções e doutrinas com discussões acaloradas sobre o modo correto de pronunciar o escrito hebraico.
De fato, a restauração do povo escolhido está ligada a forma como chamam seu Criador. Diz a profecia em Oséias 2:16.
“Naquele dia, declara יהוה, vocês me chamarão de ‘Meu Marido’ e não mais me chamarão de ‘Meu Baal”.
Mas muitos surtam por esse motivo, como se o fato de pronunciar em hebraico fosse mais importante que conhecer os caminhos do Criador.
Por outro lado, o nome escrito é tão rico em significado, edifica e é mais funcional do que saber pronunciar de forma vazia e sem conhecimento.
Por exemplo, vejamos as letras que compõe o nome Hebraico escrito יהוה, o qual chamamos Deus:
Essa letra não toca a base como as outras, ela tanto na sua forma moderna como escrita pictográfica é literalmente vinda de cima!
“Lembra-te de que foste servo na terra do Egito, e que יהוה, teu Elohim te tirou dali com mão forte e braço estendido.” (Deuteronômio 5:15).
“Tenho visto a aflição do meu povo que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, pois conheço os seus sofrimentos. “Por isso desci para livrá-lo do poder dos egípcios…” (Êxodo 3:7-8).
“E o SENHOR disse a Moisés: “Está o braço de יהוה encurtado? Agora você verá se minha palavra se cumprirá para você ou não.” (Números 11:23).
O próprio Jesus é esse braço! Ele aparece diversas vezes nas escritas antigas e essa é uma das atribuições dadas a Ele. Ele expressa o braço do próprio Deus que está nos céus, estendendo a mão em favor de seu povo na terra.
A próxima letra acontece duas vezes. E talvez você entenda o motivo antes da conclusão.
Na pictografia é possível ver um homem em “postura de exclamação”, como se tivesse descoberto algo, fazendo um chamado aos outros.
Em Deuteronômio 29:29 está:
“As coisas encobertas pertencem a יהוה nosso elohim, mas as reveladas pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que observemos todas as palavras desta lei.”
Nesta passagem está claramente informado que a maior revelação dada foram as leis que representam a vontade do Criador. Essa é a maior revelação.
Em Seu nome, essa letra acontece duas vezes e como sabemos, o Messias veio e nos explicou sobre as leis do Pai.
Então tivemos dois momentos de revelação. A que veio através de Moisés no monte e a mais forte ainda através do próprio “Braço de Deus” que desceu outra vez, trazendo mais revelações.
Jeremias 31:34
“Eles não ensinarão mais, cada um ao seu próximo e cada um ao seu irmão, dizendo: ‘Conheça יהוה, pois todos eles me conhecerão, desde o menor até o maior deles”, declara יהוה.”
Esta profecia foi cumprida durante a estadia de Jesus na terra e está confirmada na pregação em Hebreus 8:11.
Desta forma, as duas revelações são sobre as escrituras, o caminho conforme a vontade do pai para os homens.
Chegamos a última letra que falta nessa análise.
O formato da pictografia é para representar os ganchos/pregos que inclusive foram usados para fixar as tendas que o povo hebreu habitou por muitos anos no deserto.
Aqui, com certeza não será necessário muito comentário pois até os incrédulos conhecem a história dos pregos no contexto de salvação.
Dando uma boa olhada, não com visão tribal, Efraimita ou de Judeu, Mas de um pleno Yisraelita, vemos a mensagem que nosso Criador está passando. e é essa restauração que precisamos!
Shalom, Shalom!