O batismo cristão é uma ordenança bíblica que foi orientada pelo próprio Jesus Cristo, a qual simboliza ao novo nascimento para o mundo espiritual. Ciente disso, um paciente terminal de quase 80 anos, internado, resolveu fazer um apelo para que o seu desejo de se batizar fosse cumprido.
“Esse paciente manifestou o desejo de ser batizado e a família estava bastante angustiada diante das dificuldades para realizar. Ele já tem uma condição clínica avançada e a alta dele não será possível”, explicou a médica paliativista Fernanda Romeiro.
Fernanda, que é coordenadora da Linha de Cuidados Especiais, Reabilitação e Medicina Hospitalar da Santa Casa de Campo Grande (MS), explicou que apesar das dificuldades, a equipe de saúde fez todo o possível para atender o pedido do paciente, um idoso de 79 anos que possui problemas cardíacos.
A médica contou com a ajuda de uma amiga, que lhe explicou a importância do batismo cristão para quem entrega sua vida a Jesus Cristo. “Montamos uma força-tarefa entre diversos setores do hospital para que aquele momento fosse realizado”, disse ela.
O grande dia
Nas igrejas evangélicas, o batismo normalmente é realizado em tanques construídos para essa finalidade, já que a cerimônia ocorre regularmente, sempre que novos convertidos se tornam aptos para isso, após compreenderem o real propósito do novo nascimento.
O hospital, então, decidiu improvisar o tanque utilizando uma piscina plástica, em parceria com a igreja da qual o paciente é membro. Segundo Fernanda, a iniciativa reflete o caráter humanizado do atendimento hospitalar, bem como do próprio conceito do cuidado paliativo.
“Foi possível fazermos exatamente aquilo que a gente se propõe, tentar minimizar e sanar os sofrimentos, nesse caso um sofrimento espiritual e fazendo a prevenção de um luto complicado para essa família”, disse ela, segundo informações da CNN Brasil.