Muitos acreditam que a sabedoria de Shlomo (Salomão) foi como um download de informações do céu. Pensam que magicamente várias informações existiram em sua mente e ele passou a ditar transcendentes verdades.
Na verdade, nada disso aconteceu!
Tudo foi mais simples do que se imagina, exceto o Ruach Especial (Sopro Divino) que lhe encheu de uma capacidade que jamais seria igualada por outro humano. E isso sim, fez muitíssima diferença!
Para entender a raiz dessa sabedoria, precisamos voltar alguns anos antes de Shlomo, onde Yisrael ainda peregrinava no deserto e Moshé (Moisés), proferiu palavras que até os dias de hoje são usadas em canções, como fazem com o Salmo 23 e outras passagens conhecidas.
Basta pesquisar em qualquer plataforma “Shemá Yisrael” e você verá uma vasta quantidade de pregações e canções sobre as palavras ditas por Moshé.
“Ouve, ó Israel!
é o nosso ELOHIM,
é UM!”
(Deuteronômio 6:4)
A palavra traduzida para “ouve” é Shemá.
Moshé, usou essa palavra para pedir total atenção do povo hebreu.
– OUVE, DÁ ATENÇÃO.
Esta palavra é usada para um momento importante, onde é dito ao povo que o ELOHIM deles é apenas UM!
Afinal de contas, eles tinham saído da terra do Egito, onde havia vários deuses!
Esse é o princípio mais importante de toda a escritura! (Leia Êxodo 20)
Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão;
Não terás outros deuses diante de mim;
Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra;
Não os adore nem os sirva.
— Só Existe um ELOHIM e o seu povo é uma nação diferente das demais, que adoram vários.
As canções com a palavra Shemá, de nada servem enquanto os olhos estiverem fechados para AS INSTRUÇÕES.
Guarda-os e cumpre-os, porque isso será a tua sabedoria e o teu entendimento aos olhos dos povos, os quais, ao ouvirem todos estes estatutos, dirão: “Certamente esta grande nação é um povo sábio e entendido.” (Deuteronômio 4:6)
A palavra que Moshé usou neste trecho, traduzida como GUARDAR, também é da mesma família da palavra Shemá. E é empregada no sentido de manter, proteger, dar atenção.
– Ouvir.
– Guardar, Atender, Observar.
O profeta Samuel, também usou essa palavra ao repreender o rei por seus atos rebeldes.
“Tem o Senhor prazer em holocaustos e sacrifícios tanto quanto em obedecer ao Senhor? Obedecer é melhor do que sacrificar, e atender é melhor do que a gordura de carneiros. (Samuel 15:22).
— Nas duas vezes que a tradução utiliza “obedecer” está escrito “Shemá”!
Em resumo:
Dar ouvidos as instruções do Criador, está ligado a sabedoria! A sabedoria do povo dEle é conhecer suas leis. E isso os diferencia das demais nações!
As coisas encobertas pertencem a nosso ELOHIM, mas as reveladas nos pertencem e a nossos filhos para sempre, para que observemos todas as palavras desta lei. (Deuteronômio 29:29)
— A partir disso, podemos olhar o pedido do rei Shlomo.
Dá ao teu servo um coração entendido para julgar o teu povo e discernir entre o bem e o mal. (1 Reis 3:9)
A palavra que Shlomo usou, traduzida para “entendido” também é: (Shemá).
Isso significa que Shlomo pediu literalmente UM CORAÇÃO QUE OUVE!
Nas próprias palavras de Shlomo ele diz que temer seu ELOHIM era o princípio de sua sabedoria.
Temer o Senhor é o princípio da sabedoria. (Provérbios 9:10)
Então, ao contrário do que muitos pensam, a sabedoria de Shlomo, seus provérbios e livros estão totalmente em volta das instruções que seus antepassados receberam. Basta uma olhada nas construções que ele fez, cheias de simbolismos das tribos de Yisrael sobre profecias que ainda iriam se cumprir e explicações sobre as leis já entregues ao povo acerca de muitos assuntos.
— Segundo a Lei, o rei deveria escrever todas as palavras da Torá que foram entregues no deserto.
E acontecerá que, quando ele se assentar no trono do seu reino, escreverá para si uma cópia desta lei num livro, na presença dos sacerdotes levíticos. (Deuteronômio 17:18)
— aumentou a capacidade de Shlomo em ouvir e interpretar suas instruções!
E claro, não poderíamos finalizar esse estudo sem a maior referência de sabedoria, A própria palavra encarnada que desceu do céu, que diz:
“Portanto, todo aquele que ouve estas minhas palavras e as pratica, pode ser comparado a um homem sábio que construiu sua casa sobre a rocha.
(Mateus 7:24)
Essas palavras, Jesus diz após seu longo discurso conhecido como “Sermão do Monte”. Na verdade, o tal sermão do monte foi um disparo de muitos ensinamentos, precisamente a partir do capítulo 5 de Mateus, onde ele explica as leis já existentes, mas num nível de sabedoria e autoridade nunca vista antes ou no mínimo o mesmo Sopro de sabedoria que estava em Shlomo.
É interessante que logo no início dos ensinamentos Ele deixa claro o seguinte:
“Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem a menor letra ou traço passará da Lei até que tudo seja cumprido. (Mateus 5:18)
Até aqui, os céus e a terra, permanecem firmes, ok?
Esta é a conclusão: A sabedoria é ouvir e guardar os ensinos do Criador, pois esse é o desejo Dele para seu povo.
Shlomo sabia disso, mas o seu desespero em saber governar o povo de forma eficiente o fez pedir com urgência, por isso, pelo sopro de , ele teve sua capacidade expandida para entender os princípios mais profundos das leis de seu ELOHIM.
Eu e você podemos pedir esse mesmo sopro de sabedoria que aumenta nossa compreensão para as instruções de nosso Pai. Nunca seremos tanto quanto Shlomo, pois já foi determinado. Mas, como povo dEle, é nosso dever ser sábio, conhecendo todas suas instruções!
Mas para isto te levantei, para te mostrar o meu poder, para que o meu nome seja proclamado em toda a terra. (Êxodo 9:16)
Shalom, Shalom!