1. Sprint (Netflix)
“Sprint” (2024) é uma série documental da Netflix que acompanha os treinamentos intensos de velocistas de elite, além da cobertura da mídia e a concorrência existente na modalidade. A série é dos mesmos produtores de “Fórmula 1: Correr para Viver” e conta com depoimentos exclusivos sobre dificuldades na carreira e suas conquistas, enquanto se preparam para o Campeonato Mundial de Atletismo de 2023.
2. Tour de France: No Coração do Pelotão (Netflix)
Mais uma série documental da Netflix, a “Tour de France: No Coração do Pelotão” (2023) acompanha os atletas de elite enquanto se preparam para disputar na maior corrida de ciclismo do mundo. A primeira e a segunda temporada da produção estão disponíveis na Netflix.
3. Aldo: Mais forte que o mundo (Netflix)
O filme “Aldo: Mais forte que o Mundo” (2016) conta a história do José Aldo, interpretado por José Loreto, desde a sua infância em Manaus, no Amazonas. Enfrentando desafios na vida familiar e pessoal, Aldo encontra na luta uma válvula de escape. Focado em sua carreira, o jovem se muda para o Rio de Janeiro para treinar. Depois de muita dedicação, Aldo consegue um voto de confiança do treinador Dedé Pederneiras (Milhem Cortaz), iniciando assim sua carreira no mundo do MMA.
4. Heleno (Apple TV)
O filme “Heleno” (2011) conta a história do jogador de futebol brasileiro Heleno de Freitas, interpretado por Rodrigo Santoro. O longa retrata seus últimos dias em um sanatório, consequência do abuso de drogas e de uma infecção por sífilis. Durante a internação, ele relembra sua carreira no Botafogo, sua frustração por não jogar uma Copa do Mundo, além de fazer revelações sobre sua vida pessoal.
5. Raça (Prime Video e Apple TV)
O filme “Raça” (2016) é baseado na história de Jesse Owens, atleta norte-americano que, durante sua participação na Olimpíada de 1936, enfrenta a visão da supremacia ariana de Adolf Hitler. Estrelado por Stephan James, Jeremy Irons e William Hurt, o longa está disponível na Amazon Prime Video.
6. As Bicampeãs (Globoplay)
A série documental “As Bicampeãs” (2024), da Globoplay, acompanha as atletas da seleção feminina brasileira de vôlei — Fabi Claudino, Fabizinha, Thaísa, Jaqueline, Paula Pequeno e Sheila — nas edições de Pequim 2008 e Londres 2012.
7. Eu, Tonya (Apple TV, Prime Video e Netflix)
O longa “Eu, Tonya” (2017) rendeu uma indicação ao Oscar para Margot Robbie, que interpreta a patinadora de gelo Tonya Harding. O filme, dirigido por Craig Gillespie, uma figura controversa que chegou ao estrelado, mas teve sua carreira marcada por um escândalo.
8. Carruagens de Fogo (Disney+)
O filme “Carruagens de fogo” (1981), retrata a história de dois homens que superam as adversidades na busca pela vitória na Olimpíada de 1924, em Paris, na França. O longa é vencedor de quatro estatuetas do Oscar e retrata, de forma emocionante, o triunfo do espírito humano. É estrelado por Ben Cross, Ian Charleson e John Gielgud, e conta com direção de Hugh Hudson.
9. Soul Surfer (Netflix, Prime Video e Apple TV)
“Soul Surfer: Coragem de Viver” (2011) conta a história da surfista havaiana Bethany Hamilton (interpretada por AnnaSophia Hobb), que, aos 13 anos, sofreu um ataque de tubarão que a fez perder seu braço esquerdo. Mesmo com o ocorrido, Bethany voltou a praticar o esporte e, com prancha e técnicas adaptadas, voltou a competir no surfe.
10. Um Sonho Possível (Prime Video e Max)
O filme “Um Sonho Possível” (2009) retrata a história do ex-jogador da NFL Michael Oher. Filho de uma dependente química, ele é constantemente colocado sob a custódia de outras famílias da região, mas foge durante a noite. Ao ser adotado por Sean (Tim McGraw) e Leigh Anne Tuohy (Sandra Bullock), consegue uma chance para jogar no time da escola e se destaca pelo talento, sendo recrutado, futuramente, para jogar no time da Universidade de Mississipi.
11.O Vencedor (Max e Prime Video)
O longa “O Vencedor” (2010) retrata a história do pugilista Mickey Ward (Mark Wahlberg), treinado por seu irmão Dicky Eklund (Christian Bale), que ficou conhecido por enfrentar o campeão mundial Sugar Ray Leonard em uma luta de boxe. O filme rendeu um Oscar de Melhor Ator coadjuvante para Bale.
12. O Time da Redenção (Netflix)
“O Time da Redenção” (2022) é um documentário que retrata a busca do time de basquete masculino dos Estados Unidos na busca pela redenção, após terem sido derrotados nos Jogos Olímpicos de 2004, em Atenas, na Grécia. O longa acompanha a luta dos atletas na briga pelo ouro dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.
13. Touro Indomável (Prime Video e Apple TV)
O longa “Touro Indomável” (1980) retrata a história do pugilista Jake LaMotta (Robert De Niro), cuja brutalidade ia muito além do ringue. O atleta se apaixona por uma linda garota do Bronx, mas a incapacidade de expressar seus sentimentos passa a atrapalhar sua vida profissional. A produção rendeu um Oscar de Melhor Ator para De Niro.
14. Ícaro (Netflix)
“Ícaro” (2017) é um documentário vencedor do Oscar que conta a história do ciclista amador Bryan Fogel, disposto a desvendar o esquema de dopagem de ciclistas. Seu envolvimento na investigação o leva a descobrir detalhes do escândalo internacional de doping que levou a Rússia a ser, posteriormente, banida de eventos esportivos como a Olimpíada de 2020 e a Copa do Mundo de 2022.
Fonte: CNN Brasil
Leia também: Especial Páscoa: confira 3 filmes para curtir o feriado em família