A Toyota comemorou o seu 60º aniversário em 2022 com uma cerimônia na Tailândia. Na ocasião, a montadora apresentou o protótipo de uma Hilux elétrica, que havia sido projetada naquele mesmo país. Agora em 2024, o CEO local da empresa, Noriaki Yamashita, confirmou que a picape vai entrar em produção e chegará no final de 2025.
Não está certo onde a Hilux BEV, como foi chamada em 2022, vai ser produzida, mas Yamashita afirmou que os testes ocorrerão na própria Tailândia.
A cidade turística de Pattaya, localizada no leste do país, receberá uma dúzia de “mulas de teste”, que serão usadas como veículos de transporte público. As picapes elétricas já começarão a rodar no próximo mês.
Coincidentemente, ou não, o anúncio da Toyota ocorreu poucos dias após a Isuzu, uma de suas principais rivais, revelar que vai produzir uma versão elétrica da sua picape D-Max na Tailândia. A confirmação veio do próprio governo tailandês. A Toyota é muito forte na Tailândia e, por isso, a venda da Hilux BEV no país é quase certa. Porém, a Europa pode ser uma forte candidata para a produção do modelo. Além da montadora ter uma participação de 30% no segmento de picapes no continente, o chefe da divisão europeia de veículos comerciais, Emmanuel Beaune, revelou recentemente que a montadora recebeu consultas sobre uma picape totalmente elétrica. Em resposta, a montadora respondeu que está estudando ter uma picape elétrica no continente. Vale lembrar que, estudos com uma versão movida a hidrogênio da Hilux estão ocorrendo desde 2022 em Derby, na Inglaterra. Em 2023, a Toyota até chegou a apresentar um protótipo, que tinha o trem de força do Mirai e cerca de 600 km de autonomia.