A cidade de São Paulo entrará em estado de emergência para epidemia por dengue. O prefeito Ricardo Nunes (MDB) irá assinar o decreto ainda nesta segunda-feira (18). A informação foi confirmada à pela assessoria da prefeitura.
O índice de transmissão de dengue chegou em 414 para cada 100 mil habitantes na capital.
Ainda na capital, são 49.721 casos confirmados neste ano e 11 mortes pela doença.
Em relação ao número de casos confirmados, o total de óbitos na capital é percentualmente três vezes menor que os índices do Brasil e um terço menor que o estado, informou a prefeitura.
No estado, o índice é de 694,3 para cada 100 mil. O estado decretou emergência no último dia 5 de março. Ao todo, são 308.405 casos em São Paulo.
No Brasil, são 1.684.781 casos de dengue, com 513 mortes, segundo dados do painel de monitoramento do Ministério da Saúde.
Vacina
O Ministério da Saúde disse que a cidade de São Paulo receberá doses de vacina assim que ficarem disponíveis. “O número de regiões de saúde incluídas nessa primeira etapa foi limitado pela quantidade de doses de vacina previstas para 2024, capaz de atender a população de 10 a 14 anos de 521 municípios divulgados pelo Ministério da Saúde. Assim, o município de São Paulo não foi excluído da seleção, e receberá a vacina tão logo o Ministério da Saúde tenha mais doses disponíveis.”