É possível ser honesto em meio a corrupção?
Quando o povo de Yisrael foi castigado por suas perversidades e expulsos de seu país, sendo levados para a Babilônia do rei Nabucodonozor, obviamente estavam tristes e tudo o que desejavam era retornar para suas terras.
Muitos profetas diziam que eles retornariam em pouco tempo, mas foi aí que a palavra do profeta Yirmiyahu (Jeremias) surpreendeu a todos!
No livro de Jeremias cap. 29: versos 5-8, é dito que aqueles profetas que diziam que eles retornariam eram mentirosos. E que o povo deveria se estabelecer no local, construindo casas, casando seus filhos com as mulheres daquele país, buscando a paz na cidade que iriam morar e fazendo orações, pois se a cidade tivesse paz, eles também teriam.
Daniel era uma das pessoas que estava na Babilônia. Desde que chegou na Babilônia ele era bem tratado para que depois de três anos servisse ao rei Nabucodonozor. Porém, Daniel decidiu não receber as iguarias da Babilônia, pois elas feriam os princípios de sua fé.
Semelhante a história de José (do Egito), que teve seu nome mudado por faraó para Zefenate-Panea, Daniel também recebeu um nome diferente na babilônia e era chamado de Belteshazar.
Em uma terra estranha, sendo chamado por um nome que não era o seu, com pessoas de outros comportamentos e crenças, Daniel jamais abandonou sua fé e seus princípios.
Em resumo, Daniel aparentava ser mais saudável do que as pessoas que recebiam os tratamentos e iguarias da Babilônia. Ele também foi reconhecido como o mais sábio do reino pelo próprio Nabucodonozor, que era o rei mais poderoso do mundo na época.
Daniel foi promovido pelo próprio rei e com sua influência trouxe para os altos cargos do palácio seus três amigos: Meshach, Shadrach e Aved-Nego (nomes que receberam na babilônia).
Com essas informações, não há desculpas para um crente deixar de se manter honesto em seus princípios. Afinal, Daniel e seus amigos continuaram crescendo e se destacando na Babilônia, mesmo sendo contrários ao que os Caldeus faziam.
Agora leia com o máximo de carinho e atenção uma passagem das escrituras que é muito famosa, mas infelizmente pouco compreendida.
“Tão somente SEJA FORTE e MUITO CORAJOSO, para teres o cuidado de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela NÃO TE DESVIES, nem para a direita nem para a esquerda, PARA QUE SEJAS BEM SUCEDIDO POR ONDE QUER QUE ANDARES.”
Livro de Josué cap. 1 verso 7
Shalom, Shalom
Leia também: Nomes da Bíblia x Conspiração