Na cultura que vivemos, é praticamente unânime o entendimento de que fé é sinônimo de acreditar/confiar em algo que não se pode ver. E para reforçar esse entendimento é citado Hebreus 11:1.
“Ora, a fé é a certeza das coisas que se esperam, e a convicção das coisas que não se veem.”
Além disso, a fé pode ser muita, como no caso da mulher, que está registrado em Mateus 15:28:
“Então Jesus lhe respondeu: “Ó mulher, grande é a tua fé! Seja feito para você como você deseja. E sua filha foi curada instantaneamente.”
A fé pode ser pouca como acontece em Mateus 8:26:
“E ele lhes disse: “Por que vocês estão com medo, homens de pouca fé?” Então ele se levantou e repreendeu os ventos e o mar, e fez-se grande bonança.”
Nesse entendimento do que é fé, pode-se chegar ao ponto de pedir mais fé, como é citado em Lucas 17:5:
“Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!”
Assim, há muitas passagens com a palavra fé, interpretadas como algo abstrato, psicológico ou ter uma mente treinada religiosamente para crer no invisível. e com esse “esforço mental” coisas milagrosas podem acontecer, independente de quem seja o usuário da fé.
O ponto mais alto que se chega é a discussão sobre existência de Deus, afinal se tudo é no campo mental, como Ele pode ser provado?
Sem mais delongas, esta é a compreensão Grega.
A palavra Fé é do Grego “Pistis”, assim como sua compreensão, que como de costume fica praticamente apenas no campo abstrato/filosófico.
E como está no original hebraico?
Assim está em Exodo 17:12:
“Mas as mãos de Moisés se cansaram, então eles pegaram uma pedra e a colocaram debaixo dele, e ele se sentou sobre ela, enquanto Arão e Hur seguravam suas mãos, um de um lado, e o outro do outro lado. Assim, suas mãos permaneceram firmes até o pôr do sol.”
No hebraico, a palavra usada para firmes é Emunah (concordância strong 530 אֱמוּנָה).
Apesar de ter sido traduzida na bíblia várias vezes para o abstrato “fidelidade”, nesse contexto vemos sua aplicação concreta e além disso, nos significados da própria concordância Strong estão: Constância e estabilidade.
Logo de cara, já é possível perceber a diferença;
Enquanto na visão Grega, Fé é um poder que se usa vez ou outra, alguns mais do que outros e num volume que pode variar entre muita fé ou falta de fé, o Hebraico Emunah, significa estar firme e constante, não dando margem para oscilação.
Um bom exercício seria o de todas as vezes que encontrar a palavra fé ou fidelidade, entenda-se firme, constante e estável, pois isso vai tirar a abstração que cega e tornar a palavra viva e concreta.
Em Hebreus 10:38.
“mas o meu justo viverá pela fé, e se ele recuar, minha alma não terá prazer nele.”
Nesta passagem, além da palavra Fé, temos a palavra Justo (de Justiça), então precisamos resolver essa outra abstração.
Afinal, o que é ser justo?
Em Genesis 6:9.
…Noé era um homem justo, irrepreensível em seu tempo; Noé andou com Deus.
2 Pedro 2:7.
“…e se ele salvou Ló, um homem justo, que estava angustiado com a conduta depravada dos iníquos”.
A palavra Justo (do Hebraico Tsadiq) está associada a um caminho específico e atitudes concretas que JÁ FORAM ENSINADAS.
Por exemplo:
Deuteronômio 25:4.
“Não atarás a boca do boi quando estiver debulhando o grão”
Proverbios 12:10.
“…O justo cuida das necessidades de seus animais”
O que há em comum nessas duas passagens?
– Salomão com toda sabedoria recebida, refletia sobre os princípios que haviam sido entregues a seu povo nos tempos de Moisés.
Mas esses princípios já existiam antes de Moisés.
Genesis 17:1.
Quando Abrão tinha noventa e nove anos, o Senhor apareceu a Abrão e disse-lhe: “Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito.
para que eu possa fazer minha aliança entre mim e ti e possa multiplicá-lo grandemente.
Como Abraão ANDARIA diante de Elohim se não soubesse o caminho e comportamento a seguir? E ainda considerando que a aliança e as bençãos dependiam disso?
A resposta é João 14:6.
“Eu sou o caminho, a verdade e a vida”
Pois, na história de Abraão está registrado que um anjo lhe aparecia e dava instruções.
Deuteronômio 28:14
Não te desvies de nenhum dos mandamentos que hoje te dou, nem para a direita nem para a esquerda, seguindo outros deuses e servindo-os.
Essa mesma instrução dada aos hebreus no deserto foi a entregue a Abraão!
Provérbios 4:27
“Não te desvie nem para a direita nem para a esquerda; afasta teu pé do mal.”
Seguir outros deuses não é tão difícil como muitos crentes pensam. Na verdade, se refletir bem, são muitas festas dedicadas a deuses. Festas estas que proporcionam ambiente de muitos excessos, envolvendo prostituição e até crimes que são cometidos devido a mistura de pessoas que atrai. Afastar o pé do mal é literalmente não frequentar lugares onde seja proporcionado tais coisas. A natureza humana-caída não é capaz de lidar com muitos assédios, por isso, evitar certos ambientes é um ato seguro e de preservação.
Isso é um conceito das escrituras.
Quando Jesus fala sobre esse assunto ele também reforça da especifidade do caminho que leva ao Pai.
Mateus 7:14.
“Porque estreita é a porta e estreito o caminho que conduz à vida, e poucos são os que a encontram.”
Num caminho estreito, qualquer desvio para direita ou esquerda significa estar fora dele. E fora dele não é seguro, resultando em morte.
Desta forma, ser justo é se manter no caminho que já foi mostrado.
A oposição da justiça é o pecado!
Pecado significa literalmente errar ou estar fora desse caminho.
“Deus olhou para a terra, e eis que estava corrompida; pois toda a carne havia corrompido seu caminho sobre a terra” (Genesis 6:12)
Qual seria o caminho que foi corrompido?
Ezequiel 16:49-50.
Eis que esta foi a culpa de Sodoma, tua irmã: ela e suas filhas tiveram orgulho, excesso de comida e próspera comodidade, mas não ajudaram os pobres e necessitados.
Eles foram arrogantes e fizeram coisas detestáveis diante de mim.
Quando lemos “Diante de mim” podemos entender que eles tinham uma referência, mas não seguiram.
Em outras palavras, o caminho já não era o mesmo, mas outro!
Finalmente com essas definições temos:
Justo (Tsadiq) – A quele que anda no caminho ensinado;
Fé (Emunáh) – O justo que está firme e constante no caminho;
Pecado – Aquele que anda fora do caminho (que os justos andam);
E é possível analisar mais passagens sobre isso.
Hebreus 10:39 ao 11:1.
“Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição, mas dos que têm fé para salvar a alma.
Ora, a fé é a certeza das coisas que se esperam, e a convicção das coisas que não se veem.”
A palavra retroceder (literalmente voltar ou “andar para trás”), está sendo colocada como antônimo da palavra fé/emunáh.
O que está sendo dito pode ser muito bem compreendido por:
“Nós estamos firmes no caminho, por isso não morreremos” ou “Os que estão fora desse caminho, estão indo para a morte”.
A passagem citada de Hebreus 11:1 é a continuidade do assunto e nos versos a seguir é listado os nomes de muitos (conhecidos como heróis da fé) que obedeceram a voz de Elohim e se mantiveram FIRMES no caminho dele, mesmo não compreendendo a totalidade do plano.
Em Lucas 17:4-6.
Mesmo que eles pequem contra você sete vezes no dia e sete vezes voltem a você dizendo: ‘Estou arrependido’, você deve perdoá-los”
Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé
Ele respondeu: “Se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda, direis a esta amoreira: ‘Arranca-te e planta-te no mar’, e ela vos obedecerá.
Com a visão grega de fé, parecem assuntos desconexos, mas compreendendo o que é Emunáh, fica fácil.
Quando é dito sobre perdoar o irmão, eles viram dificuldade. Talvez por refletirem sobre o nível de maldade das pessoas. Eles se sentiam inseguros para cumprir tal missão. Então Jesus diz que se estiverem firmes (nos ensinos dele) seriam como o grão de mostarda que é pequeno inicialmente, mas permanece firme e no devido tempo, torna-se das maiores plantas.
Sabemos que eles não desistiram e permaneceram firmes, pois no dia que o Espírito especial desceu sobre eles, estavam todos reunidos, e assim cresceram no entendimento e no poder, fazendo obras tão magníficas que perdoar um pecador era uma coisa simples devido a compreensão que tinham do problema na humanidade.
Em Mateus 16:4
“Uma geração má e adúltera pede um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, exceto o sinal de Jonas”. Então ele os deixou e partiu.”
Novamente o significado de Emunáh é mostrado de forma antônima.
A qualidade das pessoas que pedem algo demonstra que não estão firmes no seu caminho, por isso, ele não fez nada por eles a não ser ressuscitar de forma que aqueles nunca encontraram seu corpo, morrendo naquela vida de pecado que escolheram.
São muitas as referências que você pode verificar que a Fé (Emunáh) é uma qualidade dos Justos que andam firmes no caminho e não se desviam dele.
Infelizmente, graças a interpretação Greco-Romana, Fé é uma coisa conveniente e é ensinado que independente do seu caminho, você pode pedir com fé, ou seja, acreditar muito na existência de Deus (mentalmente) que acontecerá o que deseja.
Para fechar com chave de ouro, veja como se encerra uma das cartas do apóstolo Paulo:
Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que no Senhor o vosso trabalho não é vão.
(1 Cor 15:58)
Os tradutores poderiam ter usado uma única palavra, mas tudo bem; agora nós sabemos do que ele está falando.
Shalom, Shalom,
Até breve!