O DEUS INVISÍVEL E OS ÍDOLOS
Artefatos de madeira e pedra, bonecos, estátuas e pessoas consideradas acima da espécie humana, recebendo adoração. De forma geral, essa é a guerra encontrada nas escrituras do início ao fim.
— Aqui no Brasil, um grupo de pescadores encontram uma pequena escultura. Hoje ela é tão exaltada que tem até feriado e festa, cultos e estátuas gigantes;
— Na internet, casos como o do cantor do Casaquistão, Dimash, que é considerado um ser angelical por muitos seguidores, que enchem as redes com depoimentos de “experiências divinas” sobre ele.
Tudo isso em contraste com uma das maiores mentiras que Satanás tem espalhado: O Messias nunca veio à terra. Nesse estudo, olharemos de forma objetiva para esse embate entre YHUH e os ídolos, que segundo as profecias, já tem seu final determinado.
Como sempre, partindo do princípio, Adão e Eva eram visitados na viração do dia.
E então, o homem e sua mulher ouviram a voz do Senhor Deus, enquanto ele passeava no jardim pela viração do dia, e esconderam-se do Senhor Deus entre as árvores do jardim (Genesis 3:8). Depois deles, pessoas como Abel, Caim, Enoque, Noé, todos tiveram contato direto e porque não dizer, físico?
Abraão, também é visitado por YHUH, que lhe diz para sair do meio de seus parentes.
YHUH disse a Abrão: “Saia da sua terra, do seu povo e da casa de seu pai e vá para a terra que eu lhe mostrarei (Genesis 12:1). YHUH não poupa ferramentas para falar, seja em visão ou em sonho, mas também de forma física.
Depois disso, a palavra de YHUH veio a Abrão numa visão: “Não tenha medo, Abrão. Eu sou o seu escudo, a sua grande recompensa” (Genesis 15:1).
O YHUH apareceu a Abraão perto das grandes árvores de Manre, enquanto ele estava sentado à entrada de sua tenda, no calor do dia. (Genesis 18:1).
Nesta visita dos três mensageiros, um deles era o próprio YHUH em forma física. Eles comeram e beberam ... Enquanto comiam, ele ficou perto deles debaixo de uma árvore (Genesis 18:8).
A forma de YHUH fazer contato se mantém de geração em geração.
Jacó também teve contato físico e direto com YHUH, em forma física.
Assim Jacó ficou só, e um homem lutou com ele até o amanhecer (Genesis 32:24).
Jacó disse: “Diga-me, por favor, seu nome”. Mas ele respondeu: “Por que você pergunta meu nome?” Então ele o abençoou lá. (Genesis 32:29)
José, o filho de Jacó, perto da morte, diz o seguinte para seus irmãos:
E José disse a seus irmãos: “Estou prestes a morrer, mas YHUH vos visitará e vos fará subir desta terra para a terra que jurou a Abraão, a Isaque e a Jacó” (Genesis 50:24)
Quando os irmãos de José ouvem essas palavras, eles têm histórico suficiente para entender que essa visita será física. E é exatamente o que acontece anos depois.
Então o YHUH disse: “Certamente vi a aflição do meu povo que está no Egito e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores. Eu conheço seus sofrimentos, por isso desci para livrá-los das mãos dos egípcios…” (Exodo 3:7-8)
A palavra DESCI, expressa esse contato direto de YHUH com a terra.
Quando o povo sai do Egito, no deserto eles são guiados diretamente por YHUH que fica numa nuvem acima deles.
YHUH ia adiante deles numa coluna de nuvem, de dia, para guiá-los no caminho, e numa coluna de fogo, de noite, para iluminá-los, para que pudessem viajar de dia e de noite (Exodo 13:21).
O povo também ouviu a voz dele.
E assim que ouviste a voz vinda do meio das trevas, enquanto o monte ardia em fogo, aproximaste-te de mim, todos os chefes das tuas tribos e os teus anciãos.
E vocês disseram: “YHUH, nosso Elohim, nos mostrou sua glória e sua majestade, e ouvimos sua voz vinda do fogo. Hoje vimos que uma pessoa pode viver mesmo que YHUH fale com ela. (Deuteronômio 5:23-24)
Com toda essa demonstração viva e real de YHUH, é dado o seguinte mandamento:
“Eu sou o YHUH teu Elohim, que te tirei do Egito, da terra da escravidão. “Não terás outros deuses diante de mim. “Não farás para ti imagem semelhante a alguma coisa que esteja em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas em baixo. Não te curvarás diante deles nem os adorarás; pois eu, YHUH, sou Elohim zeloso, que visito os filhos pelos pecados dos pais até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. (Exodo 20:1-5).
Como Israel não obedeceu a lei, mas seguiu em rebeldia, YHUH se oculta deles.
E ele disse: Esconderei deles a minha face; Verei qual será o seu fim, pois são uma geração perversa, filhos em quem não há fidelidade (Deuteronômio 32:20).
YHUH SE OCULTA E O POVO RETORNA AOS ÍDOLOS
Josué, sucessor de Moisés, revela que os parentes de Abraão adoravam outros deuses.
Josué disse a todo o povo: “Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘Há muito tempo, seus antepassados, inclusive Terá, pai de Abraão e Naor, viviam além do rio Eufrates e adoravam outros deuses” (Josué 24:2).
A palavra traduzida para deuses, está no hebraico como Elohim.
As escrituras revelam que não há outro Elohim além do próprio YHUH.
Eu sou YHUH, e não há Elohim além de mim. (Isaias 45:5ª)
Se não há outro, então o que os parentes de Abraão adoravam?
A resposta é: Madeira e Pedra.
Lá vocês adorarão deuses de madeira e pedra feitos por homens, que não podem ver, nem ouvir, nem comer, nem cheirar. (Deuteronômio 4:28)
O profeta Isaías descreve uma das maneiras como esses deuses aconteciam.
“Metade da lenha ele queima no fogo; sobre ela ele prepara sua refeição, assa sua carne e come até se fartar. Ele também se aquece e diz: “Ah! Estou aquecido; vejo o fogo”.
Do resto ele faz um deus, seu ídolo; ele se curva diante dele e adora. Ele ora e diz: “Salve-me! Você é meu deus!” (Isaías 44:16-17)
“Quando o povo foi liberto do Egito, a dúvida deveria ter cessado, pois o Egito possuía pelo menos 25 deuses. Estes ídolos não fizeram qualquer coisa para impedir as ações de YHUH.”
Quando o povo se perdia nas ilusões, uma nova profecia aguardava seu tempo de se cumprir. Até que um contato direto e intenso aconteceu!
Já não ensinarão o próximo, nem dirão uns aos outros: ‘Conheçam o Senhor’, porque todos me conhecerão, desde o menor até o maior. (Hebreus 8:11)
Nesta passagem, o autor está citando uma profecia que havia se cumprido na vinda de YHUH através de seu Messias, que veio em carne, passou aproximadamente 40 anos com seu povo, de forma mais intensa do que na época do deserto.
Pois nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade. (Colossenses 2:9)
Após esse intenso contato que dividiu nossa história, a promessa é de um novo retorno, porém, desde os tempos dos discípulos muitos desistem de esperar.
Mas não se esqueçam de uma coisa, queridos amigos: para o YHUH um dia é como mil anos, e mil anos são como um dia. YHUH não demora a cumprir a sua promessa, como alguns entendem a lentidão. Em vez disso, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento. (2 Pedro 3:8-9)
O próprio Messias já havia dado a entender que levaria um tempo maior e que muitos poderiam perder a fé nesse retorno: “E não fará YHUH justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele dia e noite? Ele vai demorar muito com eles? Eu lhes digo: ele cuidará para que eles obtenham justiça, e rapidamente. Contudo, quando o Filho do Homem vier, encontrará fé na terra?” (Lucas 18:8)
O impacto será maior e conforme a profecia de Isaías, todos os que trocam a confiança em YHUH por objetos inanimados, ficarão envergonhados e lançarão fora seus ídolos.
Naquele dia, as pessoas lançarão às toupeiras e aos morcegos os seus ídolos de prata e de ouro, que fizeram para adorar.
Eles fugirão para as cavernas das rochas e para os penhascos pendentes, longe da terrível presença do Senhor e do esplendor da sua majestade, quando ele se levantar para abalar a terra (Isaías 2:20)
Ele já apareceu muitas vezes, como mensageiro, e sua última vinda aqui na terra foi mais forte e especial pelo tempo e pelo trabalho realizado, contudo, jamais poderia ser considerada a primeira e única. A falta dessa compreensão tem causado brechas e muitos não acreditarem sequer que ele voltará, cumprindo assim a profecia que ele mesmo diz: “Quando voltar, o Filho do homem encontrará fé na terra?”
Conclusão:
A controvérsia que o mundo tem vivido é sem precedentes. Sãos muitos deuses antigos e novos. São pessoas endeusadas, madeira, pedra, animais, “seres de outros planetas” e toda sorte de inteligência artificial. O homem dos dias atuais consegue crer e se prostrar diante de tudo o que ele mesmo fez com as mãos, menos naquele que o Criou e fez alma vivente.
Shalom, Shalom
Até breve.